Por que o treinamento funcional para gestantes é uma boa ideia?

A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios durante todas as fases da vida, e para as gestantes não é diferente. As futuras mamães precisam estar cientes que o treinamento funcional para gestantes é uma ótima opção e traz diversos benefícios.

Necessidades Especiais da Gestante

Treinamento funcional para gestantes é completamente diferente de treinamento para outros públicos. Suas necessidades são únicas e mudam rapidamente de trimestre para trimestre. Além disso, seu corpo está passando por mudanças constantes que só elas podem entender completamente.

Apesar disso, a atividade física ainda é essencial nessa fase da vida e deve ser adotada. Estudos indicam que boa parte das gestantes brasileiras permanece sedentária. Isso acontece por uma variedade de motivos. Um dos mais comuns é a falta de orientação adequada que deixa a mulher temerosa quanto à sua saúde e do bebê.

Muitas ainda podem ter medo do exercício danificar seu corpo, mas ele fará exatamente o contrário. Praticar atividades físicas durante o período gestacional ajuda a controlar o ganho de peso e combater problemas comuns da gravidez. Alguns exemplos incluem:

  • Diabetes gestacional;
  • Dor lombar;
  • Edema;
  • Inchaço.
A atividade física promove inúmeros benefícios para as gestantes.

Ou seja, as gestantes só têm benefícios a ganhar com isso nesta fase de mudanças constantes:

  • Hormonais;
  • Cardiovasculares;
  • Renais;
  • Pulmonares;
  • Gastrointestinais;
  • Das mamas;

Atividades Físicas Recomendadas para Gestantes

O mais recomendado é que gestantes pratiquem exercícios com baixo impacto e intensidade de leve a moderada. Por isso, caminhadas são bastante populares entre as futuras mães.

Gestantes saudáveis podem praticar quase qualquer atividade, contanto que treinem dentro de seus limites. O que realmente importa é que a gestante escolha uma atividade agradável.

Para garantir todos os benefícios da atividade física durante a gravidez, é preciso praticá-la ao longo de todo o processo. Então não adianta escolher algo para fazer por duas semanas e depois desistir porque cansou. A gestante deve escolher algo dinâmico e interessante que consiga manter a longo prazo.

Muitas vezes, a gestante encontra atividades físicas que serão benéficas inclusive após o parto. Obviamente, o exercício deve incluir tudo que a praticante precisa para manter a saúde e respeitar seus limites. Muitas vezes, uma simples caminhada já é o suficiente para dar ao corpo o movimento que precisa.

Mas pense bem, esse é um período bastante importante na vida da mulher e durante o qual ela precisa de ótimos cuidados. Visite a unidade do estúdio Vlug e converse com nossos especialista. Eles poderão indicar quais treinamentos irão se ajustar a cada fase para ter uma gestação saudável para você e o seu bebê.

Aproveite para ler também sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *